quarta-feira, outubro 18, 2006

Imparcialidade?!


Será que é querer demais??

Tem uma matéria imensa na Carta Capital dessa semana...

“Os fatos ocultos...
A mídia, em especial a Globo, omitiu informações cruciais na divulgação do dossiê e contribuiu para levar a disputa ao 2º turno”

Primeiro, não criei um blog pra proteger o presidente, busco expressar meus pensamentos e reflexões. Nesse momento de eleições, minha indignação, sobretudo, nas formas pelas quais os acontecimentos têm sido divulgados na TV e nos jornais. Segundo, não é minha intenção apontar o certo e o errado, assim como milhares de brasileiros, o fato de eu acompanhar atentamente às notícias, não dá o direito de me sentir acima das opiniões pessoais dos meus amigos ou de quem quer que seja. Vejo claramente que precisamos refletir de verdade sobre esse assunto, porém, tenho consciência, de que não vim para apresentar à todos a “verdade absoluta”. Não dessa vez...rsrsrs...

Sendo assim...

Todo mundo deve se lembrar do caso dos petistas que tiveram os mandados de prisão preventiva aprovados antes das eleições (poucas horas antes, pra ser mais exato). Bom, conforme nossa legislação, não é permitido que um cidadão seja preso num período de... Acho que 72 horas antes das eleições e 48 horas depois.. Deve ser isso, salvo engano... O fato, é que a prisão foi decretada do mesmo jeito, vocês devem lembrar disso também, houve um alarde incrível na TV e nos jornais...

“Petistas envolvidos com a máfia das sanguessugas têm prisão decretada”.

Depois das eleições, o mesmo procurador que antes mostrava uma fala dura, incisiva contra “os criminosos”, declara que se o Judiciário não houvesse concedido o cancelamento da prisão preventiva, ele mesmo o teria feito. Ah, é muito pra minha cabeça... E tudo isto é informado pela mídia com um espaço reduzidíssimo em comparação ao anúncio da anterior ordem de prisão. Ao contrário do pedido de prisão, a declaração de ausência de provas e a nova disposição do mesmo procurador que o apresentou, agora, foram tratados como fatos corriqueiros.

Vide Folha de São Paulo:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u84660.shtml

Ainda têm todas essas afirmações puramente políticas que a gente acaba engolindo todo dia... Lembra aquele delegado que cuidava da investigação do dinheiro da máfia das sanguessugas??

“De onde veio o dinheiro??”

Cansa ficar ouvindo isso não é?? Por mais que seja justo sabermos a origem, assim como exigirmos a prisão dos envolvidos, não se pode utilizar esse tipo de informação só pra campanha. Abaixo a gravação do delegado conversando com os repórteres antes da imagem da pilha de dinheiro ser divulgada. Ele pediu que os jornalistas mentissem sobre a origem do material. "Digam que o Cd foi roubado ou coisa assim".

Abaixo matéria divulgada como combinado entre repórter e delegado.
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc3009200603.htm


Que contradição ridícula...
A seguir, a fala do próprio delegado:

"Eu vou confiar em vocês. Vai parecer que alguém roubou e vazou para a imprensa. Mais ninguém tem isso aí, só eu. Nem o superintendente (...) Quando vocês passarem na TV, pessoal, tira o nome da Protege e tira essa data aqui."

"Tem que sair no Jornal Nacional e na Ana Paula Padrão. Isso aí vazou ontem, então tem que fazer hoje de manhã. O que não pode é perder (...) tem que entrar no jornal logo no primeiro horário da noite, não pode já sair no Jornal Hoje.”

Quem quiser dar uma olhada, tem a fala dele com os repórteres na íntegra, ele não sabia que estava sendo gravado...

Gravação áudio – youtube.com
http://www.youtube.com/watch?v=1m2vWg8WS08

Íntegra em texto
http://conversa-afiada.ig.com.br/materias/395001-395500/395126/395126_1.html

Tem coisas que não entram na pauta do Jornal Nacional... E quer saber, nunca vão entrar...

Quanto à imparcialidade, deixa pra lá...

Não dá pra exigir isso. Ninguém pode ser neutro... Está mais que provado que a Folha, o Estado e o Jornal Nacional se omitem (risos), mas... Até mesmo minha fala, por trás de um discurso analisador, crítico, no sentido geral, é também parcial. Contém minha história; quando me coloco, minhas experiências pessoais fazem a diferença, é o que acredito e o que penso.

É...

“A gente não tem cara de panaca...” Ou tem??

Comments:
Oi Davidson!

Puxa que bacana esse espaço que você criou aqui! Quanto à esse último item, vi no site do PT uma entrevista com Marilena Chauí no qual ela diz: "Estou de Armadura e Lança em Punho . É preciso ficar atento à cobertura eleitoral da TV Globo...". Ela afirma que vai acontecer a mesma coisa que ocorreu em 1989. Achei bem legal essa matéria. Não sei se vc já leu mas acho que vale a pena...

Abraço!
Vanessa M.
 
Com certeza nós somos parciais, nós sempre colocamos a nossa "opinião ou vivência" dos fatos na hora da gente tomar uma decisão, ou falar alguma coisa ou defender algo..

Mas quem somos nós!?... Eu não sou responsável pela edição do jornal nacional!!! EU POSSO TOMAR PARTIDO.... o q eu não posso é "manipular" as informações quando eu vou falar ou passar algo para alguém... ainda mais se tratando de "comunicação nacional".... é o que rola com todos os meios de comunicação de massa... As informações não são colocadas como os FATOS realmente acontecem... elas são para manipular o povo...para que assim... as rédeas estejam sempre nas mãos de "interesseiros"...

Beijos querido...

Amo vc
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?